Arquivo Público Municipal de Divinópolis

Acervo Público

Acervo Fotográfico

O acervo fotográfico constitui-se diversos exemplares de fotografias e negativos, versando os mais variados temas, relacionadas à história local, seu desenvolvimento e de personalidades que engrandeceram este município.

Acervo Público

Acervo Jornalístico

O acervo jornalístico até 2012, apesar de possuir lacunas, foram recuperados e preservados, por representar um período significativo da história do município, onde se encontram organizados em pacotes, ordenados alfabeticamente e em ordem cronológica, sendo possível à pesquisa pelo item documental, ou seja, através do título, buscando-se datas. Ao encontrar um determinado título de interesse o consulente pode acessá-lo no formato PDF, através do Banco de Dados / SIAP (Sistema de Arquivamento Público).

Acervo Público

Acervo Documental

Coleção: Cartazes, convites e folhetos de eventos diversos - Âmbito e conteúdo: A coleção é constituída por documentos textuais em papel em diversos formatos, os índices de descrição informam a dimensão física de cada documento avulso.

Acervo Público

Acervo Bibliográfico

O acervo bibliográfico cujo objetivo principal é fornecer subsídios a pesquisadores e interessados sobre a história local. Conta com diversos exemplares de livros: Coleção Divinopolitana, Mineiriana e Brasiliana, Recortes de jornais que constam sobre os acontecimentos do dia a dia em Divinópolis.

Acervo Público

Acervo Filmográfico

O acervo Filmográfico, foram recuperados e preservados, por representar um período significativo da história do município, e se encontram armazenadas diversas fitas em VHS que descrevem eventos diversos acontecidos na cidade como: desfiles cívicos militares, carnaval, exposição de artes, concertos, etc.

Acervo Público

Acervo Cartográfico

Composto por mapas, plantas, o acervo cartográfico do Arquivo Público Municipal de Divinópolis (APMD), reúne documentos, que registram as características geográficas da cidade. Destacam-se a Primeiro Planta Cadastral do município (1922) e de projetos de urbanismo e infraestutura de diversas partes da cidade. São mapas e plantas como: ferrovias, pontes e usinas hidroelétricas, canalização de esgoto e sistema de abastecimento de águas pluvial. A documentação é de origem da própria prefeitura, de origem privada.

Acervo Público

Acervo Fonográfico

Composto por CDs, DVDs, disquetes diversos, discos de vinil, fitas cassetes que descrevem aspectos e eventos da cidade. Estes acervos se encontram ainda em fase de organização. A documentação é de origem da própria prefeitura, de origem privada.